Federação ameaça banir editores de PES 6

Essa semana (Dia 11/05/20) houve o primeiro ato contra a utilização da imagem dos campeonatos em patchs, o primeiro relato que chegou para nós do PES 6 foi da LigaPro, liga que administra o campeonato equatoriano de futebol.

A equipe da página que se chamava Tricolores PES Edition Ecuador recebeu o seguinte ofício:
Hoje a página retirou todas as imagens que ela tinha que faziam referência a Liga e mudou o nome da página para Anthonyo Stadiumaker que prometeu em mudar o ramo de atuação (sqn, se é que me entendem rs)
A liga também pediu para PARAR, ELIMINAR, DESISTIR de todas essas condutas no futuro E NOTIFICAR por escrito o que fizeram para retirar o conteúdo referente a eles SE RETIRAREM E NÃO ESCREVEREM UM EMAIL PRA ELES OS MESMOS TERÃO SUA PÁGINA BANIDA.
Daniel Bobor, Diretor de Comunicação da LigaPro (que se diz “Gamer”), enviou a seguinte mensagem ao criador que tem 17 ANOS, dizendo que a área legal (advogados) pediu a ele enviar o ofício:


E essa resposta de um apresentador influente Iván Triviño Sánchez, com quase 70 mil seguidores no Instagram, do canal do Barcelona de Guayaquil:

Opinião do espanhol VillaPilla, um dos maiores e mais conhecidos editores de uniformes do PES 6:

Me a sorprendido muchísimo esta publicación…es realmente surrealista que una entidad “seria” se preocupe por estas cosas…yo no se mucho sobre temas legales..pero hasta donde se..si no se saca ningún tipo de beneficio económico, no se esta obligado a eliminar nada y judicialmente no tendría ningún valor, salvo el de perder tiempo…yo ni les haría caso..menuda panda de payasos 😂😂

Em português:

Fiquei muito surpreso com esta publicação … é realmente surreal que uma entidade “séria” se importe com essas coisas … eu não sei muito sobre questões legais … mas até onde eu sei … se nenhum benefício econômico for obtido , você não é obrigado a eliminar nada e judicialmente isso não teria valor, exceto o desperdício de tempo … eu não os ouviria … que bando de palhaços 😂😂

O que nós achamos de tudo isso?

Em 12 anos editando, sempre foi discutido se isso o que a gente faz é legal juridicamente, e a grande realidade é que não, de fato. 

Você utilizar a imagem de uma empresa em QUALQUER atividade é proibido e não tem conversa quanto a isso.
Mas nós do PES 6 Brasil, temos a opinião de que tudo isso o que fazemos é nada mais que uma brincadeira, uma diversão sem custo, ninguém tá aqui vendendo, nunca ganhamos dinheiro com isso e SOMOS OS ÚNICOS QUE NUNCA GANHAMOS, NEM COM LINKS PROTEGIDOS PELO UOU, LINKSHRINK… NEM DOAÇÃO (que é legal juridicamente falando), pra ficar aqui horas e horas editando e de certa forma divulgando as ligas, os times, os jogadores, etc. A Federação deveria estar preocupada com tantas coisas além de pessoas brincando com jogos que levam as suas marcas que é surreal perder tempo tentando impedir isso. É a mesma coisa que uma liga de várzea botar o nome de Brasileirão e ser processada pela Globo, estão corretos mas pra que? Uma coisa tão banal, tão pequena…
QUEM GANHA DINHEIRO NAS CUSTAS DOS OUTROS, NAS CUSTAS DA EDIÇÃO DE UM JOGO QUE NÃO É DELES ESSES SIM DEVEM SER BANIDOS!

INCLUSIVE TEM LEIS PRA ISSO E DÁ MULTA OU CADEIA PRA QUEM NÃO PAGAR, COMO FRAUDE, SONEGAÇÃO E FALSIFICAÇÃO!

Comercializar produto falsificado incide em diversos crimes, como fraude no comércio, artigo 175 do Código Penal, cuja pena fixada é de seis meses a dois anos de prisão ou multa; bem como crime contra relação de consumo, artigo 7º da Lei 8.137/90, com pena de dois a cinco anos de detenção ou multa; crime de sonegação fiscal, tipificado na Lei 4.729/65, com pena de seis meses a dois e multa de até cinco vezes o valor do tributo.

Receber doação, por algo que você faz, independente do que seja e esteja no limites da lei não é crime, desde que você não proíba de quem não pagou de não receber também, por isso se chama doação e não comercialização.
Não se sabe se isso é uma atitude isolada mas há relatos já de isso estar acontecendo no PES 2020 também, o que faz a gente pensar que… E se for uma instrução da Konami ou da EA? Porque isso AGORA? Depois de tanto tempo.
Bom, sabíamos que um dia isso ia chegar em algum de nós, por isso desde sempre tomamos cuidado em fixar tanto a nossa marca em certas ligas e times, no caso dos meninos acima eles fixavam muito a página deles a Liga e isso é muito perigoso, até colocamos um logo aqui e ali mas nada de tentar associar tanto assim quanto eles fiziam como abaixo.
Seguimos aqui tomando cuidado e que a nossa querida Federação, e nem a Globo que detém o nome da palavra Brasileirão, venham se rebaixar tanto ao ponto de querer nos proibir.
A marca e o site PES 6 Brasil está registrado em nosso nome aqui no brasil e juridicamente estamos espaldados com relação a isso, agora se um dia chegar em nós vamos retirar sim, sem problemas, mas vai ser preciso todas as ligas, todos os times e principalmente a Konami (que tá pouco se f#dendo pra América do Sul) para nos fazer parar!

Comments (0)

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

  2. Eu tenho o PES 20 ORIGINAL e jogo o PES 6 a anos, tanto pelo trabalho incrível dos patchers como pela diversão e nostalgia. Esse pessoal querendo intimidar programadores e artistas (que só melhoram os jogos, e de graça) são completos retardados mentais e sanguessugas. (Removi o comentário anterior pra arrumar alguns erros de ortografia). Mas fica minha indignação.

  3. não desanimem pessoal do pes 6 brasil pois o trabalho de vocês é fantástico um abraço de um fã que gosta do trabalho de vocês

  4. Que federação tosca, um bando de palhaço desocupados tentando sugar onde não tem.

  5. Parabéns pelo trabalho e lembrem se "os cães ladram mas a caravana não para"

  6. Giovanny Favoreh

    Absurdo isso da federação de futebol do Equador,eles deveriam ir atrás de coisas serias e não ficar baixando o nível,é como se tivesse tentando tirar um pirulito de uma criança,pois a mãe estaria filmando seu filho feliz,mais ela não tem direito de mostra a marca do pirulito! voces Pes 6 Brasil tem meu apoio!

Leave a Reply