Novo Windows 10: O fim do Internet Explorer

Para quem já está experimentando o tão esperado e surpreendente Windows 10 foi pego de surpresa com uma nova atualização essa semana, a mesma (pelo ao menos para mim) demorou cerca de 4 horas para atualizar. O tempo demasiado longo para atualização reservou uma grande surpresa na barra de tarefas:

Como já era anunciado há algum tempo por sites e blogs de tecnologia, uma hora o navegador mais tradicional e feito pelo seu próprio pai (Microsoft) ia sucumbir ao domínio do seu maior concorrente hoje, o Google Chrome.

A mudança abre espaço para um setor na Microsoft pela qual vem apostando nos últimos meses em seu polo de tecnologia, a divisão do navegador Spartan, que nas ultimas venceu o tão velho e ultrapassado Internet Explorer. Na verdade a MS não tinha mais escolha, senão apostar nos novos programadores que vem fazendo sucesso na gigante da Tecnologia.

Primeiras impressões:

Na verdade já fazem alguns dias no qual atualizei para a versão 10049 do Windows 10 Technical Preview, depois de muito tentar abrir o navegador sem sucesso (o mesmo fechava sozinho antes mesmo de abrir), hoje consegui navegar no Spartan (claro, como o nome diz é um Projeto com algumas dificuldades).

Ao abrir o navegador logo vemos aquelas famosas “intros” que o Windows 8 nos obriga a ver enquanto o programa carrega, ao invés de vermos eles travarem ao abri-los.

Pela apresentação acima podemos deduzir que o mesmo nem logo traz, o que põe em dúvida se o mesmo continuará nas próximas atualizações do sistema operacional, ou até mesmo se não deu tempo para colocar o logo, haja visto que o logo deveria ser este:

Mas enfim, haja visto que é apenas um projeto é compreensível o receio de evidenciar a troca dos navegadores, já que o Internet Explorer ainda está presente na pasta “arquivos de programas”.

Enfim o navegador abriu!

Depois de muito testar, a primeira impressão, e aquela que eu tenho certeza que os criadores querem passar é dele ser muito veloz, e é MESMO.

Dando uma navegada pela web pude perceber que o carregamento já é feito logo após o “ENTER”, pois passa cerca de 3 segundos em branco e logo em seguida ele já “joga” tudo na tela,

O rolamento da tela é bem mais suave do que o concorrente Chrome e dá uma leve impressão de que “trava menos” nas páginas mais pesadas.

Funções:

Bom, “noves fora” navegar, agora veremos bem resumidamente o que ele traz de melhor para nós em relação à funções e opções:

Em configurações nenhuma novidade, apenas a simplificação das opções como definir página inicial, mostrar favoritos, etc. 

Notas na web

Uma função que despertou curiosidade é a “Web Note“, são anotações que você pode fazer a página como grifar, desenhar, anotar e salvar como favorito ou compartilhar na web. Não sei se é tão útil quanto parece ser.

Feedback

Em “Feedback“, a Microsoft pede a sua ajuda para resolver alguns “bugs” ou problemas que você teve com algum site específico ou com o navegador; você também pode dar sugestões de melhorias.

Favoritos

No gerenciador “Favoritos”, não há segredo, apenas ordená-los e excluí-los caso queira.

Como era de se esperar, problemas!

Com certeza há muito outros “bugs” pelo programa, mas um que consegui identificar em poucos minutos é que quando você põe algum vídeo em tela inteira e acessa as opções do navegador ele simplesmente trava e fecha.

Outro “bug” é que quando você reproduz algum vídeo ou música no navegador e minimiza, ele para de reproduzir. Nooooorrrmmaall para primeira versão de um projeto não é mesmo?

Sugestão:

E para finalizar uma sugestão, ao clicar em “Tela Inteira” em qualquer vídeo ou transmissão, o navegador simplesmente dá tela inteira apenas nele mesmo! kkkk BIZARRÉZIMO!!! POR FAVOR NÃO FAÇAM MAIS ISSO! E se eu quiser assistir um vídeo na TV por exemplo, vou ter que ficar com a barra de endereços à mostra lá em cima?

Conclusão:

Pra fechar queria dar os parabéns a Microsoft por abandonar o Internet Explorer pois não havia mais saída mesmo, tinha que acabar e tomara que o Projeto Spartan venha para revolucionar a web, senão não teremos problema algum em continuar com os nossos queridos Chrome e Firefox instalados nas nossas máquinas.

Leave a Reply